quinta-feira, 14 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO

 
    Os Milhos (óleo sobre tela / 2004)


Sou Joanatan Richard, artista plástico desde 1990, quando iniciei as primeiras aulas, entre desenhos e pinceladas, com o professor Ricardo Bívio (formado em Belas Artes em Recife), e com ele aprendi agumas noções da forma mais acadêmica de desenhar e pintar, num curso realizado e num período de seis mêses em Caruaru.
Artista sou desde a minha infância, aos três anos de idade já fazia alguns rabiscos tentando "imitar" os desenhos feitos pelo meu pai e os das revistas em quadrinhos, das quais até hoje tenho grandes influências estéticas e conceituais.
Hoje posso dizer com todas as letras que me considero um autodidata!

Descobrindo uma nova arte

Em meio a tudo isso, já na adolescência, descobri a música como mais uma arte pra seguir e me dedicar, foi tão intensa que praticamente abandonei o desenho e a pintura, passei a estudar de forma autodidata o violão e depois a guitarra, influenciado pelo Rock 'n' Roll, sem esquecer que desde minha infância arriscava uns sons com meu pequeno acordeon Hering, inspirado pela música nordestina, especialmente Luiz Gonzaga.
Ironicamente foi através do meu primeiro trabalho vendido como encomenda (um painel de Luiz Gonzaga e sua sanfona) que consegui comprar meu primeiro violão, pelo valor de "Onze Mil Cruzeiros".

Tentando encontrar o melhor atalho

Entre a música e a pintura, entre uma desilusão e outra em meio a falta de perspectiva para sesobreviver de qualquer arte na cidade, terminei entrando com toda força na música, já em 1996 trabalhava como músico profissional, em bandas de baile e de Forró da cidade.
Nesse mesmo período tocava em igrejas, grupos de louvor e resolvi formar a The Bluz, em meio a toda a revolução espiritual em minha vida, a The Bluz não decolou na cena Cristã nem Católica, conseguiu os melhores saltos na cena secular do Blues e do Rock, se tornando uma das bandas mais importantes do Brasil no gênero, viajando o país de Norte a Sul seja em importantes festivais ou mesmo em pequenos bares.
                              
                               Mesa & Reboco (óleo sobre tela / 2004)
E agora?
Depois de algum reconhecimento como guitarrista, compositor, cantor performático da The Bluz e Produtor musical e de várias tentativas de dar sequência na carreira de artista plástico, acho que estou conseguindo, pelo menos voltar a pintar sem grandes hiatos, tirar a ferrugem e reaprender muita coisa sobre arte e compartilhar aqui com quem interessar ler minhas postagens, ou mesmo comprar (ou encomendar) algum dos meus quadros, indicar a amigos, comentar, criticar e refletirmos SOBRE VIVER DE ARTE... aqui.

Vou postar aqui no blog algumas fotos de telas e outros trabalhos artísticos para venda, em breve!

As fotos das telas desta postagem são algumas mais minhas antigas, esses não estão a venda.
                                      
                                     El Caçador (óleo sobre tela / 2004)

2 comentários:

  1. Fala cumpad!
    Gostei desse espaço, valeu!

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Fred, muitíssimo obrigado por comentar!
    Bom que gostou, pretendo organizar cada vez mais.
    Abração

    ResponderExcluir